Principais diferenças entre peruca e lace de cabelo

 

diferenças entre peruca de lace de cabelo

Embora tenham propostas parecidas, cada um dos acessórios possui características específicas

Ter um visual novo sempre que desejar. Essa é a principal proposta das laces, queridinhas entre famosas e celebridades que precisam mudar o estilo dos cabelos com frequência, sem isso significar danificar seus fios naturais. 


Embora sejam consideradas “coisa de artista”, esse tipo de acessório tem se popularizado cada vez mais entre as mulheres que procuram uma alternativa para alterar as madeixas em ocasiões especiais, ou ainda, para recuperar a autoestima perdida.


Sendo uma opção extremamente prática e versátil, as laces podem ser feitas de diferentes materiais - inclusive de cabelo humano - e oferecem um resultado bem próximo do natural. 


Contudo, engana-se quem pensa que se trata de uma técnica nova no mercado. Sua história é bem mais antiga e, ao contrário do que pensam, existem diferenças entre lace e peruca

A história das perucas

Antes de saber o que é uma lace, precisamos voltar a milhares de anos atrás, mais precisamente ao Egito Antigo, que de acordo com os registros, foi o lugar onde surgiram as perucas de cabelo natural


Isso porque, devido ao clima quente da região, os egípcios precisaram desenvolver um acessório para proteger o couro cabeludo dos incidentes raios solares. 


Ao lado do ouro e do incenso, se tornou um item valioso de troca entre a população e até mesmo um indicador de status social. Quanto mais bonita e trabalhada a peruca, maior a posição de quem a pertencia.


Ao longo dos anos, o acessório evoluiu e, no final dos anos 1490, Christina Jenkins, mulher negra estadunidense formada em ciências, deu sua primeira contribuição histórica inventando o processo de tecelagem de cabelo na produção das perucas.

O que é lace?

Também conhecida como a versão moderna e contemporânea das perucas, a lace de cabelo humano nada mais é do que uma prótese feita fio a fio sobre um tecido semelhante ao couro cabeludo. 


Embora tenha sido patenteada em 1951, sua popularização só ocorreu muitas décadas depois, quando nomes como Whitney Houston, Beyoncé e outras grandes artistas desfilaram suas laces em Hollywood. 


Famosas pela praticidade e versatilidade, as laces se tornaram conhecidas também em território nacional devido personalidades da mídia brasileira recorrerem ao acessório para mudanças no visual. 

Principais diferenças entre lace e peruca

A principal diferença entre lace e peruca está justamente relacionada à forma como cada uma delas é produzida. 


Enquanto a lace é feita fio a fio e fixada em tecido semelhante ao couro cabeludo, a peruca, por sua vez, não possui essa tela, o que a deixa com aspecto mais artificial e pouco confortável. 


Além disso, há também uma diferença na técnica de aplicação em cada um dos acessórios. No caso da peruca, não é necessário usar nenhum tipo de cola para fixá-la. 


Já com a lace, existe uma técnica de colagem para manter a aparência natural e dar a impressão de que os cabelos estão realmente saindo da cabeça, por isso, é essencial utilizar os acessórios de cabelo corretos para aplicação. 

Quais as vantagens de usar lace? 

Para além de permitir uma mudança radical no visual sem danificar os fios naturais, as laces são excelentes aliadas de mulheres que desejam recuperar sua autoestima. 


Indicadas para quem está passando pelo processo de transição capilar, problemas com alopecia, corte químico ou queda de cabelo severa, proporcionam um resultado natural sem precisar de muito esforço. 


Hoje em dia, existem diferentes tipos de laces disponíveis no mercado, desenvolvidas para atender os mais diferentes gostos e bolsos. 


A lace frontwig, por exemplo, é uma opção mais em conta para quem deseja recorrer ao método, mas não quer investir muito. Sua tela que imita o couro cabeludo é concentrada somente na parte frontal, reduzindo os custos de fabricação e, consequentemente, de venda. 


Já para aquelas que desejam investir um pouco mais, a full lace é a melhor opção, uma vez que conta com a tela em toda extensão do couro cabeludo, tornando o resultado ainda mais natural. 


Vale lembrar que para obter ainda mais sucesso com a sua lace, o recomendado é que se opte por um profissional de confiança para realizar a aplicação e manutenção do seu acessório.

Quais os cuidados necessários para quem usa esse tipo de acessório? 

mulher utilizando lace de cabelo cacheado

Assim como o cabelo humano natural, as laces precisam de cuidados específicos para se manterem sempre bonitas e sedosas. 


Utilizar produtos adequados para o tipo de cabelo da lace - seja ele natural ou artificial - é indispensável para a manutenção diária dos fios.


Opte por sempre pentear os cabelos com cuidado, separando-os por mechas para não danificar ou quebrar nenhuma parte. Use pentes com dentes largos para cabelos cacheados e frizados e escovas com dentes firmes e finos para fios lisos e ondulados.


Caso precise guardar sua lace, escolha uma touca de cetim para colocá-la dentro, ou ainda, use um suporte para garantir que os fios fiquem mais alinhados e não acabem embolando. 


Por último e não menos importante, faça visitas regulares a um profissional especializado no assunto. Além de indicar os procedimentos mais adequados para sua lace, ele também poderá te ajudar a manter o visual sempre bonito e bem cuidado!


Comentários

Postagens mais visitadas