O que é lace para cabelo e quais os tipos?

mulher de cabelo cacheado sorrindo

 Entenda de uma vez por todas a definição de lace e quais modelos você encontra por aí

As laces vêm se tornando cada vez mais populares. No Big Brother de 2021, a influencer Camilla de Lucas chamou atenção ao chegar na casa com tranças, ficar com o cabelo crespo natural por algumas horas e depois aparecer com uma lace de volumosos cabelos cacheados.

No BBB 22, a dançarina Brunna Gonçalves levou vários modelos de lace na mala. Sua esposa, a cantora Ludmilla, também usa esse tipo de peruca frequentemente.

Além delas, diversas artistas são adeptas à lace. Beyoncé, Rihanna, Lil’ Kim, Cardi B, Nicki Minaj… No cenário drag, Pabllo Vittar e Gloria Groove – sem falar em todas as queens de RuPaul’s Drag Race, não é mesmo?

Essa popularidade só tem a crescer, mas ainda existem muitas dúvidas: o que, de fato, define uma lace? E quais são os tipos de lace que você pode usar?

Lace é peruca?

Muita gente pode achar que sim, mas laces e perucas não são a mesma coisa.

A lace para cabelo é uma prótese feita fio a fio em uma tela de microtule. Os fios são colados, um a um, sobre o tecido, permitindo uma aparência muito semelhante com a do couro cabeludo.

A peruca, por sua vez, é tecida em tiras e aplicada a uma touca de pano. Por causa disso, o acabamento fica menos parecido com o cabelo natural, fazendo com que seja mais fácil identificá-la como algo artificial.

Quem procura por naturalidade deve optar pela lace. Essa opção respeita a profundidade da hair line (linha do cabelo), permitindo um visual customizado mais eficiente. Alguns modelos, inclusive, vêm até com baby hair – aqueles cabelinhos curtos e finos que ainda estão crescendo, que ficam sobre a testa.

Resumindo: a lace é uma espécie de evolução da peruca, que proporciona um visual muito mais polido e realista. Para ainda mais naturalidade, recomendam-se modelos de cabelo humano.

Tipos de lace

mulher de cabelo cacheado sorrindo

Embora sejam montadas por especialistas de acordo com as preferências de cada cliente, existem alguns tipos de lace que podem ser encontrados no mercado.

Full lace

A full lace é feita completamente à base de microtule, a famosa telinha. O tecimento do cabelo é fio a fio, dando a impressão de que os fios realmente estão saindo do couro cabeludo. 

Por causa dessa característica de naturalidade, esse tipo de lace permite soltar a criatividade na hora de criar penteados. Rabos de cavalos altos, coques, meio rabo… Vale tudo!

Para se certificar de que a lace vai ficar bem firme, a melhor maneira de fixá-la à cabeça é usando uma cola própria – geralmente acrílica –, embora também seja possível fita ou os pentes que já vem no interior da lace.

As colas são resistentes à água e ao suor, então aposte nesta opção se a sua intenção é colocar a sua melhor lace e se jogar na balada.

E mesmo que seja bastante natural, às vezes é necessário usar uma touca por baixo, do mesmo tom de pele. Dependendo da estilização, é possível perceber que o cabelo não é de verdade. Isso não é exatamente um problema e não é tão facilmente identificável, mas pode incomodar algumas pessoas.

Full lace com silk top

Esse tipo de lace é como o anterior, feito inteiramente com a telinha. No entanto, também conta com uma película de um tecido fino, muito parecido com a seda.

Isso cria um efeito perfeito de couro cabelo, dando segurança o suficiente para que a pessoa parta o cabelo ao meio sem nenhum medo de parecer artificial – mesmo que minimamente.

Por causa disso, ao contrário da full lace tradicional ou da 360, não há necessidade de usar uma touca por baixo da silk top em nenhum momento. 

Lace 360

A lace 360, por sua vez, tem um pouco de full lace e um pouco de lace front (mais detalhes sobre essa no próximo tópico!).

Enquanto a full lace é inteiramente feita em tela, a 360 tem o microtule somente ao redor da cabeça – em uma volta de 360 graus. O topo é uma touca feita de tecido.

Essa diferença faz com que a lace 360 seja um pouco mais barata do que a full lace, já que parte de sua confecção é feita à máquina, e não completamente à mão.

Ainda que esse modelo permita uma grande variedade de penteados, é preciso tomar cuidado com as repartições localizadas muito no topo da cabeça, já que esta é a parte do tecido. Dependendo da estilização, será possível ver o material que fica por baixo, tornando o visual mais artificial.

Lace front

Provavelmente um dos tipos de lace mais conhecidos e usados, a lace front, como o próprio nome sugere, é uma lace com a telinha apenas na parte da frente. Basicamente, é uma “peruca normal”, feita com uma touca em toda a extensão da cabeça, menos na região frontal.

Isso faz com que a hairline pareça mais real, como se fosse possível ver onde os fios começam a nascer.

Sem contar que são fáceis de colocar e tirar, exigindo menos fita ou cola, justamente porque a tela fica apenas na frente. Por causa disso, são encontradas em lojas especializadas por preços mais amigáveis, já que são menos complicadas de produzir do que as full laces e também podem ser achadas laces de cabelo humano

Esse tipo é indicado para quem usa a lace diariamente, seja por condições capilares ou apenas por gosto pessoal. 

Por conta da construção da touca e da tela ser posicionada de orelha a orelha, o couro cabeludo consegue respirar melhor, o que também promove menos risco de queda de cabelos do que uma full lace ou lace 360.


Comentários

Postagens mais visitadas