O que são estilos de proteção para cabelo?

 

estilos de proteção para cabelo

Saiba quais penteados auxiliam no combate a quebra e queda dos cabelos crespos e como fazê-los!


Só quem tem cabelo crespo ou cacheado e está passando pela transição capilar sabe o quão complicada pode ser a fase de crescimento dos fios. 


Mesmo com uma rotina intensa de cuidados, uso de produtos específicos e cumprimento rigoroso do cronograma capilar, chega uma hora em que os fios simplesmente param de crescer e é nessa hora que é preciso apelar para os estilos de proteção


Conhecidos por auxiliar no processo de desenvolvimento dos fios e proteger as pontas dos cabelos para que evitem a quebra, os penteados protetores, apesar de não terem o poder de fazer o cabelo crescer, são excelentes aliados no processo. 


Quer entender melhor o que são e como adotá-los na sua rotina capilar? Continue acompanhando o post de hoje pois é justamente sobre isso que vamos falar! 

O que são estilos de proteção?

Também denominados como penteados protetores, os estilos de proteção consistem basicamente em modelar os cabelos para protegê-los de uma série de danos que podem ser causados por agressões externas. 


Indicados para cabelos crespos e cacheados servem para reduzir a manipulação dos fios, mantendo-os por mais tempo livres de quebra, ressecamento e nós. 


Normalmente, o mais recomendado é mantê-los por cerca de três a seis dias, período máximo que deve ser respeitado entre uma lavagem e outra para o cumprimento do cronograma capilar.

Quais os benefícios desses tipos de penteados? 

A baixa manipulação dos fios promovida pelos estilos de proteção pode ser considerada uma vantagem, uma vez que são indicados para os tipos de cabelos mais secos, finos e frágeis. 


Como já explicamos anteriormente, a técnica é recomendada para quem acabou de passar pelo big chop - termo associado à prática de realizar um grande corte com finalidade de remover toda a química e alisamento dos fios. 


Ela auxilia no processo de crescimento para que os fios consigam se desenvolver mais saudáveis, o que na maioria dos casos pode levar tempo, pois os cabelos crespos tendem a estagnar a evolução com determinado comprimento. 


Além de frear a queda, os penteados também contribuem para que as madeixas se mantenham hidratadas, tendo em vista que a maioria deles utilizam como aliados produtos específicos para mantê-los intactos por mais tempo.

Os estilos de proteção causam queda de cabelo? 

Embora ofereçam uma série de benefícios para as madeixas crespas e cacheadas, os estilos de proteção também são vistos como um dos grandes causadores da queda de cabelo. 


Isso porque, quando feitos de forma incorreta, podem resultar na alopecia por tração - perda de cabelo ocasionada pelo uso prolongado de penteados apertados que puxam a raíz dos fios causando uma inflamação no couro cabeludo. 


Muitos casos não são percebidos imediatamente, uma vez que a perda de cabelos costuma ser progressiva. 


No entanto, quem costuma fazer o uso prolongado dos penteados deve se manter atento à condição e, ao menor sinal de queda, precisa procurar um médico especialista. 


Além disso, é preciso optar por estilos de proteção que sejam confortáveis e eficientes ao mesmo tempo, priorizando sempre a saúde dos fios a longo prazo. 


Há também apliques de penteado, caso você busque uma solução rápida para os cabelos.

Quais os melhores estilos de proteção para adotar no dia a dia?

mulher amarrando o cabelo

Coque pão

Esse tipo de penteado é um dos mais adotados devido a baixa complexidade e pouca tensão que exerce sob os fios. Pode ser utilizado tanto no dia a dia, quanto em ocasiões que exigem mais elegância e formalidade. 


Para fazê-lo, será necessário apenas alguns grampos de cabelo e um elástico de cetim. Se desejar, pode incrementar o penteado com acessórios, tiaras e presilhas que dão um toque especial ao estilo. 


Uma outra opção também pode ser o aplique coque, caso seja necessário um penteado rapido. 

Twists 

Penteado que consiste basicamente na torção de mechas, o twist é um dos favoritos das crespas e cacheadas justamente pelo visual que proporciona. 


Indicado para crianças e, principalmente para quem tem o couro cabeludo sensível, esse estilo de proteção pode ser feito tanto em quem tem o cabelo natural, quanto em quem usa extensões de cabelo humano, por exemplo. 


Para ajudar na modelagem, o mais indicado é contar com a ajuda de cremes e produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

Tranças

Sejam elas embutidas, em coque, presas ao lado da cabeça ou separadas em partes, o fato é que as tranças são as preferidas de quem quer proteger os fios, sem deixar de lado o estilo e a beleza. 


No entanto, é importante lembrar que o penteado deve ser feito com cuidado, uma vez que trata-se de uma modelagem de alta tensão, priorizando sempre a saúde do couro cabeludo. 


Outra dica é garantir que as pontas fiquem escondidas no penteado, evitando assim, que tenham contato com a roupa, por exemplo, e acabem danificadas, não cumprindo a função do estilo de proteção. 


Também é importante consultar os acessórios de cabelo ideais tanto para aplicações quanto para os penteados. 


Vale lembrar que para manter o visual por mais tempo, deve-se também contar com a ajuda de fronha e lenços de cetim, que garantem um penteado mais duradouro e com os fios disciplinados.


Comentários

Postagens mais visitadas