Extensão de cabelo ondulado e cacheado: principais diferenças

mulher de cabelo cacheado

Saiba como identificar as diferenças desses tipos de cabelo

Identificar com precisão quais são os tipos de cabelo cacheado, ondulado ou crespo pode ser um pouco complicado. Isso acontece porque uma única pessoa pode ter diversas texturas diferentes.

Sem contar que há uma espécie de debate em relação ao sistema que tipifica os fios, inicialmente criado pelo cabeleireiro norte-americano Andre Walker. Algumas pessoas não concordam com todos os aspectos das classificações, tanto pela divisão quanto pela falta de identificação.

De qualquer forma, o sistema de tipificação é muito útil para que seja possível obter uma compreensão maior em relação aos cabelos. Quando alguém sabe como se cuidar, também é beneficiada em questões de construção de autoestima e identidade.

Além disso, vale saber desses detalhes para escolher a extensão de cabelo ondulado ou cacheado que você mais gosta, bem como para ter certeza de que os cuidados com as peças tenham a manutenção adequada para que possam durar por um longo tempo.

Começando pelo básico da extensão de cabelo ondulada ou cacheada

Os cachos são determinados pela forma do folículo em que o cabelo cresce do couro cabeludo. Um cabelo mais cacheado é definido por uma forma mais plana e oval, ao mesmo tempo em que algo mais circular determina fios mais lisos.

O cabelo crespo, por exemplo, também pode ser identificado pela maneira que se dobram, se curvam ou se enrolam. Para uma definição mais precisa, é melhor que as madeixas estejam molhadas.

Tipos de cabelo ondulado

mulher de cabelo ondulado

O cabelo ondulado é muito versátil. Dependendo do tipo e da forma em que é finalizado, pode transitar entre o liso e o cacheado.

As pequenas curvaturas dos fios diferenciam o ondulado do liso. Essa característica, no entanto, ainda é aberta demais para o cabelo ser categorizado como cacheado. Esse tipo de cabelo é organizado no grupo 2 do sistema criado por Andre Walker.

Para cuidar desses fios, é preciso usar produtos apropriados, que promovem hidratação e controle de frizz. O mesmo vale para peruca, lace e extensão de cabelo ondulado.

Tipo 2A

O 2A é o cabelo ondulado mais parecido com o liso, mas entra nesse grupo por apresentar uma ondulação singela.

É menos volumoso e tende a produzir mais óleo.

Tipo 2B

Com uma ondulação mais acentuada – em formato de S – do que o tipo anterior, o ondulado 2B tem mais volume e mais frizz.

As ondas ficam mais marcantes no comprimento das mechas.

Tipo 3B

O 3B é o que mais se aproxima dos cabelos cacheados. Dependendo da finalização, fica muito parecido com o fio 3A – o primeiro tipo do grupo 3.

Volumoso e com mais frizz, é mais oleoso na raiz e mais seco nas pontas.

Tipos de cabelo cacheado

Cabelos cacheados ou encaracolados fazem parte do grupo 3 da classificação de Andre Walker.

Os fios são compostos por caracóis mais abertos ou fechados, mas com um aspecto mais definido do que os ondulados.

É justamente esse formato que proporciona uma textura mais seca no comprimento, já que o óleo do couro cabeludo tem mais dificuldade para descer até as pontas.

Cachos requerem ainda mais cuidados, especialmente na finalização, para evitar uma aparência ressecada. Recomenda-se usar produtos que possam deixar as mechas hidratadas e definidas, de preferência sem o uso de sulfato – que pode deixar o cabelo mais seco.

O mesmo pode ser dito para a manutenção de qualquer aplicação ou extensão de cabelo cacheado, especialmente de fios naturais.

Tipo 3A

Com cachos mais abertos, o tipo 3A fica muito parecido com o 2C, dependendo da maneira em que são finalizados.

É o menos volumoso do grupo, mas o mais oleoso.

Tipo 3B

Esse cabelo tem mais ondas na raiz e caracóis mais fechados nas pontas.

Com bastante definição e volume, apresenta mais frizz e precisa de cuidados com a hidratação por ser menos oleoso.

Tipo 3C

Os cachos do 3C são os mais fechados. Por causa disso, o encolhimento é mais visível, o que significa que o cabelo parece menor do que realmente é porque os cachos deixam os fios mais curtos para formar os caracóis.

As ondulações começam desde a raiz e se desenvolvem ao longo do comprimento. É o fio mais seco, mais volumoso e mais definido.

Escolhendo extensão de cabelo ondulado ou cacheado

Sem muitas surpresas, a extensão de cabelo ondulado ou cacheado escolhida deve ser agradável ao seu gosto pessoal. Mas acima de tudo, deve combinar com o seu tipo de cabelo para que as texturas não fiquem muito diferentes, o que criaria um visual desconexo e não tão bonito.

Desta forma, se o seu cabelo é um 3B, você não deve investir em uma extensão 2C ou vice e versa.

O primeiro passo, portanto, é saber determinar qual o seu tipo de cabelo, seja pelo sistema de classificação apresentado neste texto ou não. O importante é ter plena noção da espécie do fio para que fique mais fácil selecionar aplicações e produtos de higiene e manutenção.

O próximo passo é escolher se o cabelo vai ser orgânico – diferente do sintético (geralmente de plástico), é feito com fibra bio-vegetal, permitindo uso de ferramentas com calor, tinta e outros produtos – ou humano.

O cabelo humano traz um visual muito mais natural e tem uma versatilidade de estilização ainda maior que o orgânico, mas custa mais caro.

Depois, é importante escolher se os fios devem ser naturais ou já coloridos – o que significa que já foram submetidos a química. Nesse caso, o melhor a se fazer é não alterar os cabelos novamente, para que seja possível preservar sua integridade.


Comentários

Postagens mais visitadas