Como conservar peruca de cabelo humano?

como conservar peruca de cabelo humano

 Veja como fazer com que sua peça de peruca de cabelo humano dure bastante

Por causa do material natural e trabalho para sua confecção, peruca de cabelo humano não é barata.

Desta forma, o melhor a se fazer é tomar muito cuidado com a conservação não somente de perucas, mas também de extensões e diferentes tipos de lace feitos com fios humanos.

Veja abaixo como fazer o seu investimento valer a pena e cuidar das aplicações de cabelo de maneira apropriada.

Problemas com embaraçamento

Um dos maiores problemas das perucas, sejam elas naturais ou orgânicas, é o risco de ficarem embaraçadas.

O motivo é ciência pura: quando os fios estão presos ao couro cabeludo, não embaraçam tanto porque o próprio corpo produz óleos que ajudam na hidratação, fazendo com que fiquem mais soltos. Em aplicações de cabelo, isso não acontece.

Isso pode ser evitado com diferentes métodos. Um deles é aplicando algum tipo de produto, como pomada, óleo reparador ou óleo próprio para todos os tipos de lace.

Outra dica é prestar bastante atenção na roupa em que se usa junto com a peruca. Um material rígido e com mais aderência, como lantejoulas e pedrarias, por exemplo, vão “pegar” os fios, aumentando drasticamente as chances de que fiquem embolados. Lã e tecidos ásperos também não são recomendados.

Quando usar sua extensão, peruca ou lace, tente dar preferência a roupas de algodão, seda, cetim ou qualquer outro tipo de tecido liso.

Atenção ao desembaraçar

Depois que o cabelo fica embaraçado, é preciso dar um jeito no problema.

A primeira dica é pentear a peruca frequentemente, principalmente quando a peça é usada bastante. Se os cabelos ficam sem ser penteados por muito tempo, nós mais difíceis vão se formar, o que deixa o processo de desembaraçar desnecessariamente complicado.

Use um pente de dentes largos para os nós mais chatinhos. Depois, pode finalizar com um pente menor ou escova raquete até todos os fios estarem completamente soltos. Comece primeiro nas pontas e vá subindo gradativamente até a raiz.

Lembre-se que uma peruca de cabelo humano não é barata, então tenha bastante cuidado e paciência. Movimentos muito bruscos vão quebrar ou arrancar os fios, além de causar danos à touca ou microtule.

Lavagem

Certifique-se de que a peruca está totalmente desembaraçada antes de lavá-la. Escolha um shampoo próprio para o tipo de cabelo, de preferência sem sulfato e com pH baixo – para não agredir os fios.

Dilua um pouco do produto em água e espalhe sobre a peça, mas não esfregue. Aperte os dedos com a mistura ao redor das mechas e use a palma das mãos numa espécie de carícia.

Evite água muito quente. Ao invés disso, determine uma temperatura morna ou fria para ajudar a fechar a cutícula dos fios, o que proporciona mais brilho.

Quando for enxaguar, mergulhe a peruca em um recipiente com água, coloque debaixo da torneira ou dê aquele banho de canequinha, sempre com muita delicadeza. Inicie pela parte de trás e siga para o topo, tomando cuidado para tirar toda a espuma.

Se achar necessário, aplique o condicionador com a mesma técnica utilizada com o shampoo. Deixe o produto agir por alguns minutos e repita o enxágue.

Armazenamento

As perucas tendem a ficar emboladas quando há o acúmulo de sujeira, suor e produtos para cabelo. Se você não for usá-la logo após a lavagem, guarde-a em um local limpo, arejado e sem umidade.

Coloque-as em suportes de cabeça ou na própria embalagem de fábrica para não perderem o formato. Você pode armazená-las em prateleiras, no closet ou na sua penteadeira.

Outra dica muito eficiente é trançar os cabelos longos e colocar a trança dentro da touca ou microtule da peruca.

Se quiser, pode aumentar a proteção com uma touca redinha ou de cetim. Isso serve para todos os tipos de lace, perucas e extensões, mas principalmente as de cabelos longos e/ou ondulados e cacheados.

Remoção da peruca

Para fixar a peruca no lugar, fitas e colas são as soluções mais comuns.

No caso desta última, recomenda-se usar um produto removedor na hora de tirar a peruca ou lace. Isso vai fazer com que a cola amoleça e facilite para remoção.

Em seguida, retire a peça com cuidado, desgrudando todas as partes coladas e, caso necessário, desprendendo as mechas das presilhas que ficam na parte interna.

Além de ajudar a não estragar a peruca, isso também preserva a saúde do couro cabeludo.

Outros cuidados essenciais

mulher segurando peruca de cabelo humano
Além de todas essas dicas, também é sempre bom evitar algumas atitudes para que a peruca de cabelo humano tenha uma vida útil bem longa.

Com a peruca, lace ou extensão:

  • Não entre na piscina;

  • Não entre no mar;

  • Não pegue chuva;

  • Não pratique esportes;

  • Não deixe que secadores, pranchas e babyliss ultrapassem a temperatura de 200ºC; mantenha sempre entre 150ºC a 180ºC.

Aplicações de cabelo natural na Central dos Cabelos

A Central dos Cabelos atua no ramo de beleza, com foco especial em perucas, extensões e todos os tipos de lace, há mais de 25 anos. É uma empresa referência não somente na cidade de São Paulo – onde está localizada –, mas em todo o Brasil.

Além de cabelos humanos e orgânicos de todas as texturas e cores, também oferecemos acessórios variados, como fitas adesivas, agulhas, presilhas, removedores, fibras, próteses, colas, fios, suportes de cabeça, apliques e muito mais.

Conheça os produtos Central dos Cabelos e compre sem sair de casa! Ou, se preferir, venha nos visitar em nossa loja física, no 14º andar da Av. Liberdade, 130, no centro de São Paulo. 


Comentários

Postagens mais visitadas