8 dicas essenciais para manter a saúde capilar

dicas essenciais para saúde capilar

 Saiba como deixar seus fios sempre bonitos e saudáveis com cuidados que devem ser adotados no dia a dia!


Um cabelo bonito e saudável influencia diretamente na autoestima de homens e mulheres. Não à toa, o mercado brasileiro de hair care (cuidados com o cabelo) cresce a cada ano e aposta em soluções inovadoras para encantar seu público. 


Com a crescente busca por produtos que não só deixam as madeixas mais bonitas, mas também ajudam a manter uma boa saúde capilar, saber qual a melhor forma de cuidar dos fios e quais técnicas devem ser adotados é fundamental para este processo. 


Pensando nisso, separamos a seguir, uma série de dicas indispensáveis para adotar no dia a dia para que seus cabelos estejam sempre saudáveis, belos e bem cuidados. Acompanhe!

Dicas e cuidados com os cabelos no cotidiano

Uma rotina de cuidados com o cabelo exige procedimentos específicos para evitar madeixas ressecadas, sem brilho e sem vida. Engana-se quem pensa que apenas lavar o cabelo com xampu e condicionador é o suficiente para mantê-lo saudável. 


E, se você possui apliques de cabelo, o cuidado ainda deve ser redobrado!

Utilize os produtos certos para o seu cabelo 

A primeira e mais importante das dicas refere-se ao uso de produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Isso porque, cada fórmula visa atender uma necessidade específica e, o uso de um produto inadequado pode gerar aquilo que chamamos de efeito rebote. 


Portanto, o primeiro passo para que sua rotina de cuidados seja eficiente, é justamente, identificar qual seu tipo de fio: se ele é fino, seco, oleoso, misto e por aí vai. 


Cabelos crespos, ondulados e lisos igualmente requerem cuidados destinados a cada um, portanto, também vão influenciar na escolha dos melhores produtos para seu hair care. 


Na dúvida, vale contar com a ajuda de um profissional para indicar o que é mais adequado para seu cabelo para uma compra mais acertada.

Lave-o sempre com água fria ou morna

Apesar de irresistível, o banho quente não é a escolha mais saudável para seus fios, uma vez que a água superaquecida tende a remover os óleos essenciais presentes no cabelo, deixando-o sem vida e ressecado. 


Sempre que for lavar os fios, priorize a água fria ou morna para evitar que seu cabelo sofra as consequências de uma lavagem inadequada, que pode ocasionar inclusive, problemas ainda mais sérios como a queda de cabelo e oleosidade no couro cabeludo.

Faça a higienização correta do couro cabeludo 

mulher lavando o cabelo

Por falar em couro cabeludo, há quem não destine os cuidados adequados à ele, e esquecem que essa parte dos cabelos também precisa de atenção. 


Higienizá-lo corretamente, massageando-o sempre com a ponta dos dedos, além de fazer a esfoliação ao menos uma vez por semana, ajuda a eliminar as células mortas da região, desobstruir e estimular os folículos capilares, ajudando o seu cabelo a crescer mais forte e saudável.

Aposte em um bom cronograma capilar

O cronograma capilar é basicamente uma rotina intensa de cuidados que intercala etapas de reconstrução, hidratação e nutrição para manter a saúde capilar em dia. 


Na etapa de reconstrução, o objetivo é fazer a reposição de massa na fibra capilar. Já na hidratação, devolve-se a água perdida dos fios. E por fim, na etapa de nutrição, ocorre a reposição dos lipídios. 


O recomendado, é utilizar produtos específicos para cada uma das etapas, lembrando sempre de escolher os itens que mais atendem às necessidades do seu fio.

Reduza o uso das fontes de calor 

O uso prolongado de fontes de calor - secador, prancha, babyliss e difusor - pode causar o ressecamento, quebra e prejudica de modo geral a saúde dos fios. 


O ideal é que reduza o uso apenas para ocasiões específicas, dando sempre preferência para que os cabelos sequem de forma natural ou com uma configuração mais fria do secador. 


Além disso, deve-se sempre utilizar o protetor térmico, produto que visa minimizar os danos causados pelo calor nos cabelos.

Não durma com o cabelo molhado ou úmido 

Dormir com o cabelo molhado é um dos maiores erros cometidos por quem deseja ter fios mais saudáveis e bonitos. 


Além de facilitar a proliferação de fungos, tal atitude pode provocar a queda de cabelo, sendo extremamente prejudicial a longo prazo. 


Portanto, evite lavar as madeixas durante a noite e, caso seja necessário, opte sempre por secar os fios antes de dormir.

Atenção redobrada em penteados 

Penteados apertados são igualmente prejudiciais para a saúde capilar, portanto, a atenção deve ser redobrada nestes casos, principalmente para os estilos que puxem os cabelos com força. 


Tranças, coques e outros penteados devem ser feitos de forma que não puxem demais os fios para não resultar na queda de cabelo.

Faça visitas regulares à bons profissionais 

Embora os cuidados com o cabelo possam ser feitos em casa, o ideal é que se faça visitas regulares a profissionais especializados para eles poderem destinar cuidados mais intensivos e adequados aos seus fios.


Além disso, se você faz o uso de extensão de cabelo humano, por exemplo, é necessário que seja feita uma manutenção mais específica para que seu cabelo se mantenha sempre saudável e viçoso.


Há também opções para quem deseja mudar sem prejudicar os fios, conheça as laces de cabelo humano e todas as suas funcionalidades. 


Comentários

Postagens mais visitadas