Dormir com a lace de cabelo molhada: principais prejuízos

prejuízos de dormir com cabelo molhado

 Entenda quais os danos causados aos fios e ao couro cabeludo que tal prática pode ocasionar


Sabemos que, principalmente com a correria do dia a dia, lavar os cabelos à noite antes de dormir é a única forma de manter os fios limpos para enfrentar os compromissos da semana. 


Contudo, você pode imaginar que isso nem de longe é a opção mais saudável para o seu cabelo e tampouco para o seu couro cabeludo.


A situação fica ainda pior se considerar dormir com a lace de cabelo molhada, prática que pode lhe trazer uma série de inconvenientes, doenças no couro cabeludo e até mesmo prejuízos financeiros. 


Mas afinal, quais são as implicações de dormir com a lace de cabelo molhada? O que fazer quando não puder lavar os fios durante a semana? São justamente essas e outras dúvidas que vamos responder no conteúdo de hoje. Acompanhe!

Dormir com a lace molhada faz mal?

A resposta para essa pergunta é simples e objetiva: dormir com os fios molhados faz mal tanto para seu cabelo natural, quanto para a lace de cabelo humano


Isso porque, além de facilitar o embaraçamento dos fios durante a noite, tal prática ocasiona uma série de outros problemas que podem afetar sua saúde capilar. 

Quebra e queda dos fios

Quando estamos com o cabelo molhado, os fios perdem cerca de 30% de sua elasticidade natural. Essa elasticidade é responsável por manter a capacidade de o fio de sofrer uma tração sem se partir. 


Ao deitar no travesseiro com os fios ainda úmidos, você acaba por submeter suas madeixas a essa tração e ao atrito, deixando os fios mais suscetíveis a possíveis quebras e quedas. 

Proliferação de fungos e bactérias

O ambiente úmido é perfeito para proliferação de fungos e bactérias responsáveis por boa parte das doenças relacionadas ao couro cabeludo. 


Dermatite, caspa e infecções fúngicas podem surgir caso você durma com os cabelos molhados com frequência, gerando uma série de inconvenientes acarretados pelo surgimento de tais problemas.

Queda de cabelo

mulher com queda de cabelo

Outro prejuízo comum para quem tem o mau hábito de dormir com a lace de cabelo molhada é justamente a queda acentuada de cabelo. 


Com os fios mais fragilizados e quebradiços, oportunamente desenvolvem-se os problemas já mencionados, que por sua vez, tornam a queda de cabelo uma condição bem provável como resultado. 


Nestes casos, apenas um profissional especializado vai poder te ajudar, deixando-a ainda com prejuízos na saúde dos cabelos e no bolso para custear os tratamentos.

Descolamento da lace

Para além dos problemas relacionados ao seu cabelo natural, dormir com a lace de cabelo molhada pode ainda prejudicar os fios da sua lace. 


Quebra dos fios e descolamento dos métodos são alguns dos inconvenientes mais comuns causados por esse hábito. Em casos mais recorrentes, dormir com a lace molhada pode reduzir ainda seu tempo de vida útil, exigindo um tempo de manutenção menor.

O que fazer para não dormir com os fios molhados?

A principal recomendação para evitar tais prejuízos é priorizar lavar os cabelos durante o dia. Assim, seus fios terão tempo para secar naturalmente, sem que seja necessário o uso de fontes de calor. 


Contudo, caso não seja possível, o indicado é higienizar os cabelos pelo menos duas horas antes de se deitar. Assim, boa parte das madeixas já estará seca quando você for para a cama. 


Se no seu caso também não for possível respeitar esse tempo mínimo, a solução é recorrer ao secador de cabelos para te ajudar nessa missão. 


A dica aqui é apostar em um bom protetor térmico para não danificar os fios, usando a ferramenta na temperatura mais baixa e respeitando uma distância de cerca de 20 cm do couro cabeludo e do fio. 

Outras dicas e truques

Sabemos que deixar de lavar os cabelos antes de dormir nem sempre é uma opção, contudo, dependendo da situação, existem alguns truques que podem te ajudar a adiar a lavagem para um horário mais favorável, que não prejudique suas madeixas. 


O uso de xampus a seco é, sem dúvidas, um deles. Embora não substitua a lavagem tradicional, com o bom e velho xampu e condicionador, podem te ajudar num momento de emergência para segurar a oleosidade até que você possa lavar corretamente.


Outra solução é apostar em penteados ou apliques de cabelo que disfarcem o estado dos cabelos sem lavagem. Rabos de cavalo, tranças e até mesmo acessórios podem ser bons aliados nessa missão, principalmente para compromissos externos.


Vale lembrar que nenhum deles pode, de fato, substituir completamente a lavagem, que é fundamental para manter a saúde do couro cabeludo, dos fios naturais e até mesmo da sua extensão de cabelo.

Comentários

Postagens mais visitadas